quarta-feira, 15 de junho de 2011

O papel da Educação Musical na melhoria do ambiente sonoro

O papel da Educação Musical na melhoria do ambiente sonoro
Analise por alguns segundos, os sons produzidos por você ao folhear a revista que contém esse artigo e os sons que o cerca nesse momento. Com certeza você perceberá que fazemos parte de um ambiente sonoro que contém uma infinidade de sons. Esses sons podem estar pertos ou distantes. As vezes percebemos, outrora não.  Alguns sons são agradáveis e outros nem tanto. Existem sons baixos e outros insuportáveis, sons curtos e longos, agudos e graves. Produzimos sons o tempo todo, mas nem sempre paramos pra pensar na importância desses sons.
Se partirmos do pressuposto de que os nossos sentidos são capazes de nos provocar sensações, iremos imediatamente imaginar nosso corpo em relação espaço sonoro. Somos bombardeados e influenciados pelo ambiente sonoro que estamos inseridos.
Dentre os sons que nos cercam, existem sons densos e agradáveis e sons mais agressivos e com muita densidade, são o que podemos chamar de paisagem sonora hi-fi e low-fi. Esses estímulos sonoros podem alterar e muito nosso estado de espírito e então percebemos o quanto é importante em certas horas o silêncio a nossa volta.
Nem sempre damos conta dessa quantidade de imensa de sons a nossa volta, e quando fazemos silêncio, aguçamos a nossa percepção e então podemos distinguir  compreender os sons e seus parâmetros.
Percebemos então que os sons podem causar reações em nosso corpo e sentido. Percebemos também que esses estímulos sonoros podem alterar e muito nossa qualidade de vida.
Com base nesses princípios podemos observar que as nossas crianças e jovens vivem em um ambiente repleto de sons. Seja na escola, nas ruas ou em casa, sons agradáveis ou não. Como educadores temos a função de orientar e provocar nesses jovens o questionamento a respeito da qualidade dos sons no ambiente em que freqüenta.  Fazer com que perceba a importância do silêncio e da qualidade e das sensações provocadas pelos sons a sua volta. Devemos estimulá-los a escuta de sons agradáveis, pois esses sons provocam reações em nossas vidas.
O meio ambiente está repleto desses sons agradáveis ou não. A paisagem se torna diferente quando vivenciamos sons produzidos na cidade ou na zona rural. O silêncio dos campos se contrasta com a poluição sonora das fábricas, dos carros de propaganda com sua música altíssima, das máquinas, dos carros e das engenhocas produzidas pelo homem, grande responsável pela qualidade do som a nossa volta.
A partir do momento em que compreendemos a importância do silêncio, entendemos que precisamos contribuir para a qualidade do ambiente sonoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário